segunda-feira, 16 de abril de 2012

Bombeiros de Alcanede já têm comando


Tomou posse no passado sábado, dia 14 de Abril, o novo comando dos Bombeiros Voluntários de Alcanede, numa cerimonia onde estiveram presentes cerca de duzentas pessoas. Salienta-se a presença de entidades como o Senhor Secretário de Estado da Administração Interna, o Senhor Vereador da Protecção Civil da Câmara Municipal de Santarém, a Deputada da Assembleia da República D. Margarida Netto, O Senhor Comandante Distrital Joaquim Chambel em representação da Autoridade Nacional da Protecção Civil, O Senhor Presidente da Segurança Social do Distrito de Santarém, O Senhor Presidente da Federação de Bombeiros do Distrito de Santarém, o Comandante Adelino Gomes em representação da Liga dos Bombeiros Portugueses, O Segundo Comandante da Força Especial de Bombeiros Guilherme Isidro, os Senhores Presidentes das Juntas de Freguesia de Alcanede e Gançaria, vários representantes de Corporações de Bombeiros da região, entre outros.
Paulo Silva e Paulo Filipe prestaram juramento, com o Dr.Filipe Lobo d'Àvila, Secretário de Estado da Administração Interna e o Comandante Distrital Joaquim Chambel, a testemunharem o ato.

Perante a plateia o Comandante e o Segundo Comandante juraram servir a Pátria e a Causa dos Bombeiros, cumprir com lealdade as funções que lhes forem confiadas, cumprir os regulamentos e a legislação Nacional, comandar os seus Bombeiros zelando sempre pela sua segurança e integridade e por último, ser fieis na defesa do Corpo de Bombeiros e da sua Associação.


Transcreve-se na integra o discurso do Comandante:

Ex.mº Senhor Secretário de Estado da Administração Interna;
Ex.mº Senhor Vereador da Proteção Civil da Câmara Municipal de Santarém;
Ex.mº Senhor Representante da Autoridade Nacional de Proteção Civil;
Ex.mº Senhor Representante da Liga dos Bombeiros Portugueses;
Ex.mº Senhor Representante da Federação Distrital de Bombeiros;
Ex.mºs Senhores Presidentes da Junta de Freguesia de Alcanede e Gançaria;
Ex.mºs Senhores Presidentes e membros dos Orgãos Sociais da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcanede;
Ex.mª Senhora Deputada da Assembleia da Republica;
Ex.mº Senhor 2.º Comandante da Força Especial de Bombeiros;
Senhores Comandantes dos Corpos de Bombeiros aqui presentes;
Caros Bombeiros, minhas senhoras e meus senhores.

Inicia-se hoje um novo ciclo nos Bombeiros Voluntários de Alcanede. Esta Instituição passou, como todos sabem, pelo período mais negro da sua História:

Sem comando, sem direção, à deriva.

Há dias, em conversa com um grande amigo meu, aqui presente, ouvi falar pela primeira vez de uma nova enfermidade:

A síndrome de Colombo…

Com todo o respeito que tenho por esse grande navegador, que descobriu o continente americano quando procurava o caminho marítimo para a India, também os Bombeiros de Alcanede padeceram desta doença:

Não sabíamos para onde íamos, não sabíamos onde estávamos e não sabíamos de onde vínhamos.

Estou certo que esse ciclo terminou! Vamos viver o presente, olhando para o futuro sem esquecer o passado.

Queridos amigos Bombeiros: Esta equipa de comando que hoje toma posse, está unida, é composta por gente responsável, filhos desta instituição e que estarão sempre disponíveis para vos ouvir e vos ajudar a resolver os vossos problemas. Conto convosco, pois só com a união de todos, olhando na mesma direção, conseguiremos concretizar este objetivo que é o de recuperar a credibilidade, o respeito e a identidade deste corpo de Bombeiros.

Saberemos ouvir e teremos em conta a opinião de todos mas quero que fique bem claro: A palavra final será sempre do comando porque é para isso que ele existe. Se não fosse assim, não seria necessário e voltaríamos a caminhar à deriva que é aquilo que ninguém quer.

Sabemos que estão connosco mas também sabemos que estamos a ser observados. Temos consciência que ao mais pequeno deslize, seremos avaliados negativamente. Esta vossa postura é natural e perfeitamente compreensível contudo faço-vos um pedido: Quando isso acontecer, e vai acontecer porque somos humanos e também erramos, será quando iremos necessitar mais do vosso empenho. Ficar de lado a comentar o sucedido, não vai resolver o problema e pode por em causa o socorro à população. Não pode ser essa a nossa postura porque não é este o espirito dos Bombeiros. Mais uma vez, conto convosco!

Não posso deixar de agradecer também aos Oficiais Bombeiros Énio Inácio, António Fernandes e João Ferreira. Coube-vos a difícil tarefa de “segurar as pontas” durante quase um ano. Desempenharam esse cargo com autoridade, sabedoria e responsabilidade. Demonstraram estar à altura do desafio e acreditem: Tenho muito respeito por vós e acredito sinceramente nas vossas capacidades.

Aos Comandantes e representantes das entidades, quero agradecer a vossa presença que é de extrema relevância para nós neste momento de crucial importância para o Corpo de Bombeiros Voluntários de Alcanede. Estamos deveras sensibilizados com o carinho demonstrado para com esta Instituição e faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para corresponder às vossas expectativas. Obrigado por todas as palavras de incentivo e mensagens que temos recebido. Pela nossa parte, estamos disponíveis para colaborar convosco sempre que tal nos seja solicitado.

A formação é aposta forte deste comando, porque Bombeiro que não sabe não salva, nem se salva. Necessitamos urgentemente de formar e recertificar muitos dos nossos Bombeiros. Estamos disponíveis para a realização de escolas conjuntas, como método que considero essencial para o desenvolvimento pedagógico dos Bombeiros. Conto convosco, na medida das possibilidades de cada um, para levar este objetivo a bom porto.

Aos Orgãos Sociais desta Instituição, agradeço a confiança em nós depositada. Esperamos corresponder em pleno às vossas espectativas. Sei que saberão sempre separar a gestão da Associação da parte operacional.

Aos familiares dos Bombeiros uma palavra: Vós também sois Bombeiros e de que maneira! Ter que prescindir daquele familiar vezes sem conta, frequentemente em noites de frio e chuva, desconhecendo se ela ou ele estão em segurança, é muito mais difícil do que ser Bombeiro. Louvo, porque também tenho filhos Bombeiros, a vossa compreensão.
Em nome da Instituição muito obrigado!

À população em geral que tanto nos tem acarinhado, peço apenas que estejam connosco por dois motivos: Por tudo e por nada! Os Bombeiros de Alcanede precisam de vós tanto quanto vós precisais de nós. Saberemos como soubemos sempre até aqui, corresponder em pleno aos vossos pedidos de ajuda e quando por qualquer motivo errarmos, espero de vós compreensão, porque como já referi somos humanos e como qualquer humano, nós também erramos.

Obrigado

Nenhum comentário:

Postar um comentário