segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Comunicado à população


COMUNICADO

                   Tenho observado com frequência a presença de indivíduos equipados com artigos de vestuário com a identificação “Bombeiros”, realizando venda de rifas no cruzamento das ER 361 com a EN 362, no centro de Alcanede. Acontece até que alguns transeuntes para além de adquirirem as rifas, ainda oferecem donativos aos indivíduos referidos que se identificam por vezes como Bombeiros locais.
Desconheço se este grupo de indivíduos se encontra habilitado e autorizado a realizar esta venda, tenho contudo conhecimento de que não são Bombeiros, estando a violar o disposto no Art.º 307º do Código Penal, cuja redação é a seguinte:

Artigo 307º
Abuso de designação, sinal ou uniforme
  1. Quem, ilegitimamente e com intenção de fazer crer que lhe pertencem, utilizar ou usar designação, sinal, uniforme ou traje próprios de função do serviço público, nacional ou estrangeiro, é punido com pena de prisão até seis meses ou com pena de multa até 60 dias.

Transcrito do Código Penal Português

Apesar de já os ter advertido pessoalmente por duas vezes, tendo inclusivamente comunicado o facto à GNR de Santarém, o grupo de falsos Bombeiros, teimam em utilizar a designação e o traje que não lhe pertecem.
O Comando dos Bombeiros Voluntários de Alcanede, informa a população e todos os utentes das estradas referidas, de que não decorre actualmente qualquer peditório ou venda de rifas no cruzamento atrás mencionado. Iremos efectivamente reiniciar os peditórios que serão feitos porta a porta, aos fins de semana, com elementos devidamente identificados e preferencialmente acompanhados por pessoa natural ou residente na localidade onde o peditório está a ser realizado.
Face ao exposto, e sem prejuízo da liberdade que cada um tem de adquirir ou doar as verbas que entender ao grupo que atrás referi, informo a população de que a compra de rifas ou a oferta de donativos a estes indivíduos, não contribui de nenhuma forma para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Alcanede.

O Comandante

Paulo Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário